Pós-Graduação

Cursos de Pós-Graduação
Assistência em Nefrologia

O curso especializa enfermeiros para atender as exigências de implantação dos Serviços de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal, transplante renal, nefrologia clínica e tratamento conservador das doenças renais) e assim o profissional pode atuar com responsabilidade técnica na equipe de enfermagem dos serviços hospitalares e domiciliares. A grande necessidade de especialização em Nefrologia vem a cada dia ganhando maior destaque entre a comunidade de enfermagem, por incorporar
complexidade e assistência direta aos pacientes submetidos a procedimentos de diálise e portadores de doenças renais, que só crescem com o passar dos dias. Hoje no Brasil mais de 100.000 pacientes em programa de terapia renal substitutiva com nítida tendência crescente (SBN 2013). Mato Grosso do Sul hoje possui 13 serviços no estado que crescem a cada dia, sendo 06 na capital, 07 no interior e dois em fase de implantação.

Atualmente Campo Grande conta com dois serviços de  Diálise Peritoneal, o que segue uma nova tendência terapêutica incentivada por novas políticas públicas do Ministério da Saúde. O curso vem portanto buscar, combater os déficits assistenciais da enfermagem neste setor.Faça sua pré-inscrição!

 

Assistência em Oncologia e Cuidados Paliativos

O câncer de modo geral está enquadrado entre as doenças crônicas que de forma evidente, tem aumentado nas últimas décadas, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Considerando que a magnitude do câncer em uma população está relacionada, principalmente com: a idade (envelhecimento da população), fatores de risco a que se expõe (hábitos e estilo de vida) e à qualidade de assistência prestada, capacitar os profissionais da área da saúde nas ações de prevenção e também no tratamento do câncer é ir ao encontro das necessidades educacionais, sociais e epidemiológicas apresentadas.
A morbimortalidade por câncer vem crescendo a cada ano, mantendo uma tendência de aumento que reflete nas estimativas de incidência nos casos de adoecimento, logo de mortalidade, segundo a OMS a incidência de câncer até 2023 chegará ao dobro dos dias atuais, Provavelmente, sendo enfocado como um grave problema de saúde pública em todo o mundo.
Nesse sentido, cabe ao profissional de saúde estar capacitado para atender a demanda estimada com uma atuação que alcance os resultados esperados no sentido à segurança e qualidade de vida ao paciente oncológico.

Faça sua pré-inscrição!

 

Assistência na Urgência e Emergência e Terapia Intensiva

Este curso de especialização visa a possibilitar instrumentação técnica e capacitação teórica, oferecendo aos enfermeiros reflexão ético-crítica sobre a sua prática profissional, aprimoramento profissional e discernimento para avaliar a realidade de saúde em terapia
intensiva. Além do conhecimento, buscam-se o desenvolvimento de atitudes e habilidades de trabalho em equipe, a agilidade de ação, a capacidade de adaptação a mudanças e o compromisso ético, profissional e social com a melhoria da saúde da população que necessita de atenção em unidade de terapia intensiva.

Faça sua pré-inscrição!

 

Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde

Disciplinas:

  • SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS EM SAÚDE
  • QUALIDADE E AUDITORIA EM SAÚDE
  • SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE PUBLICA
  • AUDITORIA DO SISTEMA SUS
  • ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM AUDITORIA
  • AUDITORIA OPERACIONAL EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
  • AUDITORIA DE ENFERMAGEM
  • AUDITORIA GERENCIAL
  • AUDITORIA EM UNIDADES DE EMERGÊNCIA, INTERNAÇÃO E TERAPIA INTENSIVA
  • GESTÃO DE RECURSOS FINANCEIROS EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
  • MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
  • METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
  • AUDITORIA ODONTOLÓGICA
  • AUDITORIA EM FISIOTERAPIA
  • AUDITORIA EM SERVIÇOS DE FARMÁCIA
  • TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM AUDITORIA
Faça sua pré-inscrição!

 

Enfermagem Neonatal e Pediátrica

A Enfermagem Neonatal e Pediátrica é uma área de conhecimento muito complexa e específica, porém dados epidemiológicos demonstram o impacto que tem na saúde da criança. Nos últimos anos foram muitos os esforços desenvolvidos pelo Brasil na
promoção da saúde da criança resultando em queda importante na taxa de mortalidade infantil em todas as regiões brasileiras. A redução mais expressiva da mortalidade ocorreu no componente pós e neonatal na década de 90. Esse fato era esperado, uma vez que a diminuição dos índices de mortalidade na criança ocorre primeiramente nas causas onde medidas básicas de saúde produzem mudanças mais rápidas. Atualmente a mortalidade no período perinatal representa o principal contingente dos óbitos nas crianças menores de um ano, representando aproximadamente 57% dos óbitos ocorridos no primeiro ano de vida no ano de 1999, no Brasil. Reconhecemos que ainda existem grandes contrastes nas chances de sobrevivência infantil. Entre as diferentes regiões brasileiras essas taxas variam entre os nascidos vivos no Nordeste aos nascidos vivos na região Sul (MS, 1999).
Essa diferença relaciona-se às causas vinculadas às condições de saúde e nutrição da população, nível de escolaridade e de vida da mulher e da família, bem como ao processo de atendimento durante a gestação, parto, pós-parto e cuidados imediatos e mediatos aos recém nascidos.
Faz-se necessário a formação de profissionais de saúde especializados na área, entre outras medidas, para a transformação desse cenário. O enfermeiro, como membro da equipe multiprofissional que atende essa clientela, tem papel destacado na obtenção e manutenção de níveis adequados de qualidade dos serviços de saúde onde atua. Com o advento da UTI Neonatal, onde os bebês necessitam de cuidados especializados, de alta complexidade, prestados por profissionais com adequado preparo técnico científico, a
Enfermagem Neonatal e Pediátrica tornou-se uma especialidade imprescindível. A carência de enfermeiros capacitados na área, a escassez de cursos de especialização na região e a intensa procura por profissionais justificam a implantação desta pósgraduação.

Faça sua pré-inscrição!

 

Enfermagem Obstétrica e Neonatal

Este curso de especialização visa a possibilitar instrumentação técnica e capacitação teórica, oferecendo aos enfermeiros reflexão ético/crítica sobre a sua prática profissional, aprimoramento profissional e discernimento para avaliar a realidade de saúde em
Obstetrícia. O Curso de Enfermagem Obstétrica e Neonatal foi criado pela necessidade da formação do Enfermeiro Obstetra que irá atuar com a saúde da mulher no ciclo gravídico-puerperal, considerando a autonomia do enfermeiro frente a esta clientela bem
como a necessidade de se oferecer ao mercado, profissionais que sejam capazes de oferecer assistência segura ao binômio: mãe e filho. Necessário se faz prepará-los para a condução do pré-natal de baixo risco nas unidades básicas de saúde, na colaboração
com outros profissionais na condução da gestação de risco, na condução do trabalho de parto, na realização do parto sem distócia, na assistência na gestação de risco, no incentivo ao aleitamento materno e nos cuidados básicos ao recém-nascido.

Faça sua pré-inscrição!

 

Nutrição Clínica e Saúde

Administrar a saúde tem sido um dos grandes problemas nacionais. Problemas que podem e devem ser resolvidos em parcerias com a população. Considerando-se a necessidade e importância do novo modelo assistencial do país, o Sistema Único de Saúde (SUS), que está priorizando as ações de promoção e prevenção na área de saúde, é que se pretende oferecer o presente curso. Com certeza, facilitará a solução desses problemas ora levantados, em especial o de preparar e atualizar profissionais para
atuação nas equipes de Saúde da Família, vigilância epidemiológica e sanitária entre outras.
Além dos profissionais e públicos atendidos nas Regionais de Saúde, nos Postos de Saúde, tem-se ainda o programa de saúde da família que vem se ampliando e melhorando seu desempenho. É para que os existentes se ampliem e para atender às solicitações de uma clientela crescente na área de saúde, que o presente curso foi estruturado visando a preparação e o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham em Postos de Saúde, em Programas de Saúde da Família, nos Centros de Apoio Psicológico, buscando oferecer melhoria de recursos humanos para a região, pois profissionais reciclados periodicamente, desenvolvem técnicas modernas de organização institucional e têm condições de rever constantemente os processos operacionais.

Faça sua pré-inscrição!

 

Saúde Pública e Saúde da Família

Administrar a saúde tem sido um dos grandes problemas nacionais. Problemas que podem e devem ser resolvidos em parcerias com a população. Considerando-se a necessidade e importância do novo modelo assistencial do país, o Sistema Único de Saúde (SUS), que está priorizando as ações de promoção e prevenção na área de saúde, é que se pretende oferecer o presente curso. Com certeza, facilitará a solução desses problemas ora levantados, em especial o de preparar e atualizar profissionais para atuação nas equipes de Saúde da Família, vigilância epidemiológica e sanitária entre outras. Além dos profissionais e públicos atendidos nas Regionais de Saúde, nos Postos de Saúde, tem-se ainda o programa de saúde da família que vem se ampliando e melhorando seu desempenho. É para que os existentes se ampliem e para atender às solicitações de uma clientela crescente na área de saúde, que o presente curso foi estruturado visando a preparação e o aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham em Postos de Saúde, em Programas de Saúde da Família, nos Centros de Apoio Psicológico, buscando oferecer melhoria de recursos humanos para a região, pois profissionais reciclados periodicamente, desenvolvem técnicas modernas de organização institucional e têm condições de rever constantemente os processos operacionais.

Fale conosco

10 + 4 =

Contato

Paraná

(43) 3328-1999

(43) 9952-3711

email: londrina@unifej.com.br


Mato Grosso do Sul

(67) 3349-4151

(67) 98113-1615 (Secretaria)

(67) 98113-1555 (Matrículas)

email: cg.cursos@unifej.com.br